Especialidades da Clínica Dalamaster

Especialidades Medica

Profissionais da saúde

Apresentação das áreas de atuação dos profissionais que atendem na Clínica Dalamaster

Com diversas especialidades, a Clínica Dalamaster oferece ao paciente a possibilidade de ser tratado de forma mais especial, singular e até sistêmica. O paciente não é diagnosticado somente como uma patologia a ser curada mas como uma vida que pode ser orientada com mais qualidade, considerando suas características, hábitos e escolhas. O mais importante é que na Clínica Dalamaster o paciente é assistido por profissionais que atuam de forma interligada, onde o benefício final é a saúde e bem estar dos pacientes.


Urologia

Especialidade médica clínica e cirúrgica que atua no sistema urinário do homem e da mulher e também no genital masculino. Atende bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos de ambos os sexos. Está dividida em diversas áreas de atuação como: uro-oncologia, uro-pediatria, uro-geriatria, urologia feminina, uro-neurologia, calculose renal, transplante renal, infecção urinaria, HPB ou aumento da próstata, urologia geral, andrologia, DST, Infertilidade e endourologia. Apesar da conotação de médico do homem, o urologista também atende mulheres. Todo urologista é cirurgião e tem como pré-requisito da especialidade ter realizado pelo menos 2 anos de especialização em Cirurgia Geral e mais 3 anos em Urologia. Somados os 6 anos de graduação em Medicina são 11 anos de estudos e apenas pode-se considerar urologista aquele que realiza a prova de titulo de especialista pela Sociedade Brasileira de Urologia e Associação Medica Brasileira.

Principais motivos para procurar o urologista:

Check up de próstata, exame pré-nupcial, dúvida sobre fertilidade, preocupação pós-coito desprotegido, dúvidas de estética genital masculina, acompanhamento da puberdade no adolescente, desejo de realizar vasectomia, perda de urina, cistite, dificuldade de ereção, sangue na urina, lesão no genital, dor no testículo, cólica renal, encaminhamento de outras especialidades, fimose, alteração na cor da urina, dor nos rins, ejaculação precoce, tamanho do pênis, condiloma (HPV), dificuldade de urinar, levanta muito a noite para urinar, andropausa ou queda da testosterona,hérnia inguinal, exame de toque, Doença de Peyronie, perda urinária, dor nos rins, varicocele, infertilidade, estenose de uretra, pedido de PSA, história de câncer de próstata na família, bexiga hiperativa, duplo J, nódulo na adrenal, enures, tumor na bexiga, tumor no rim, freio curto, prostatite, PSA elevado, implosão de cálculo renal, Glândulas de Tyson, cisto renal, secreção na uretra, ardor ao urinar, dor pélvica, etc.


Fisioterapia Uro-genital

Muitas pessoas associam a fisioterapia a um tratamento para reabilitação de um joelho ou ombro após cirurgia ortopédica, ou quando um conhecido ficou internado no hospital e o fisioterapeuta ajudava a melhorar a respiração e a movimentação no leito. A fisioterapia vai muito além da descrição acima. No caso da urologia, o fisioterapeuta atua como um aliado no tratamento e prevenção das doenças.

A fisioterapia uro-genital tem um foco no aparelho urinário e genital masculino e feminino. Atende crianças, adultos e idosos de ambos os sexos. Pode utilizar exercícios e também aparelhos para auxiliar o tratamento. Trabalha em conjunto com o urologista funcionando como uma medicação prescrita, mas muitas vezes sem os efeitos colaterais indesejáveis ou os riscos de uma cirurgia. Não há necessidade de ser invasiva e respeita os limites de cada paciente. Para não haver dúvida quanto ao método que será empregado ou houver medo de sentir dor ou ficar vulnerável, o fisioterapeuta sempre faz uma entrevista e explicará metodologia antes de iniciar o tratamento. Não perca esta oportunidade por falta de tempo ou receio de realizar o tratamento. O número de sessões e o tempo é sempre individualizado, dependendo da complexidade da doença ou da queixa e da disponibilidade e cooperação do paciente.

Principais motivos para procurar um Fisioterapeuta Uro-Genital:

Perda de urina, preventivo pré e pós-parto, bexiga hiperativa, enurese noturna, disfunção erétil pós-prostatectomia radical, incontinência urinaria pré e pós prostatectomia radical, dor perineal, prostatite, dor testicular, vaginismo, dor durante relação sexual ou dispareunia, disfunção erétil, bexiga caída, pré e pós-operatório, etc.


Nutrição Funcional

Área dentro da Nutrologia que atua na prevenção e cura da doença modificando hábitos alimentares. A Nutrição Funcional não se restringe a passar uma dieta pra emagrecer, mas sim na mudança da alimentação em prol da saúde e do bem estar. Desde a melhora da mastigação até a orientação na compra e cocção dos alimentos a nutrição funcional abrange uma verdadeira revolução da relação do paciente com a comida, tornando a alimentação uma fonte de saúde e prazer, não só uma restrição calórica drástica ou dieta da moda. Dentro da atuação da nutrição funcional está o uso de suplementos, pesquisa de alergia alimentar, avaliação da composição corporal (massa magra/gordura) e avaliação de deficiências ou excessos como vitaminas, minerais, hormônios, metais pesados, etc.

Motivos para procurar uma Nutricionista Funcional:

Adequação do peso, Baixar colesterol, ácido úrico, trigliceres e glicemia sem remédios, tratamento de candidíase de repetição, diagnostico de alergia alimentar, diminuição dos inchaços, tratamento de cistite de repetição, melhora do desempenho sexual, prevenção de calculo renal, melhora da digestão, auxilio para combater insônia, melhora da pele, cabelo e unhas, auxilio no tratamento da andropausa e menopausa, adequação da dieta para pacientes com enurese e bexiga hiperativa, auxilio para pacientes com infertilidade, dieta especializada para atletas e praticantes de musculação, orientação de suplementos, dieta para auxilio de pós-operatório, dieta para pacientes com insuficiência renal e hepática, etc.


Psicologia – Terapia Sexual

A Psicologia voltada para Terapia Sexual abrange o paciente e também pode atender o casal. De forma breve, quase cirúrgica, com poucas sessões (12 em média) define-se uma estratégia de tratamento exclusivo a queixa sexual. Não é uma sessão de análise na qual se confrontam a influencia dos pais, da educação e insatisfações da vida em geral. Usará de mudanças comportamentais e cognitivas para o paciente ocupar o lugar de dono da sua vida sexual e não de um expectador critico. Terá segurança para andar com suas próprias pernas, repensando conceitos e dogmas que martirizam o individuo e que se refletem na cama.

De nada adianta ter uma saúde perfeita com todos os níveis hormonais, colesterol, trigliceres e glicemia dentro da normalidade se a cabeça não estiver em sintonia com o corpo. Mesmo que você tenha muitos fatores de risco como diabetes, tabagismo, obesidade, hipertensão arterial nem sempre eles são a causa de um desempenho sexual insatisfatório. A parte psicológica é fundamental para o bom funcionamento do corpo. Uma boa sintonia com a parceira é primordial para o sexo quando falamos de cumplicidade e afeto.

Levar as angústias do nosso dia a dia pra cama e diferenças do relacionamento com a parceira é regra para desencadeamento do stress com liberação de adrenalina. Esse neurotransmissor age sobre as artérias genitais impedindo o fluxo sanguíneo adequado, além de precipitar a ejaculação. Se o pênis como um barco está em ótimo estado, mas a vela como nosso pensamento não esta aberta e o vento como a excitação pela nossa parceira não está soprando, não saímos do lugar.

Motivos pra procurar uma Psicóloga - Terapia Sexual

Disfunção erétil psicogênica, Ejaculação Precoce, Ejaculação Retardada, Conflitos de relacionamento com a parceira, Terapia de casal, Insatisfação com a parceira, dúvidas de adequação sexual, etc.


Enfermagem

Braço direito do médico. Sem sua ajuda, muitas ações não são concretizadas. Quando exclusiva de uma equipe, adquire muita experiência na área de atuação da clínica e reforça a confiança no médico. Sempre com um sorriso no rosto e olhar cúmplice, deixa o atendimento mais humanizado e muitas vezes torna-se uma interlocutora entre o paciente e médico.

Motivos pra procurar uma enfermeira:

Curativos, Aplicação de injeções, Orientação para internação hospitalar, Orientação de tratamento, Instrumentação cirúrgica, Treinamento para aplicação de injeção intra-cavernosa, etc.


Educação física

Nesta cidade tão concorrida na qual o tempo está sempre se esvaindo, se não programarmos nossa atividade física, a tendência natural será o cansaço extremo e o ócio. Fazer o exercício correto, na intensidade certa e adequado ao seu perfil é atribuição do professor de educação física. As academias se multiplicam na mesma intensidade que a população ganha peso mas certamente cada um merece receber uma orientação específica e individualizada para o resultado aparecer e ser prolongado. Uso de anabolizantes ou a anorexia denotam a busca incessante e a qualquer preço do corpo perfeito mas a melhor escolha é a determinação de um objetivo e método factíveis e adequados a cada perfil de paciente.

Motivos pra procurar um Educador Físico:

Perda de peso, Hipertrofia muscular, Orientação de uso de suplementos, Aperfeiçoamento de treinos físicos, Orientação de atletas de alta performance, Flexibilidade e alongamento, Orientação nutricional pré e pós treino, etc.